Centro de Recursos Psicopedagógicos

O Centro de Recursos Psicopedagógicos pretende dar resposta à população da freguesia de Carnide e limitrofes de Lisboa, a nível psicológico, psicopedagógico, pedagógico e de terapia da fala.

O Centro de Recursos Psicopedagógicos dá também resposta aos Agrupamentos de Escolas com Programas de Competências Pessoais e Socias, Programas de Linguagem Criativa, Despistes de Psicologia e Terapia da Fala, bem como, resposta ao nível comunitário em atividades propostas e dinamizadas pela Junta de Freguesia de Carnide junto da comunidade, dando desta forma resposta técnica adequada às necessidades das diversas Instituições parceiras e comunidade.

Quadro de atividades

Avaliação e acompanhamento psicológico, psicopedagógico, pedagógico e de terapia da fala a crianças, jovens e famílias.

Avaliação de perturbações específicas do desenvolvimento (Perturbação de défice de atenção e hiperactividade; Problemas de comportamento; Dificuldades de relacionamento interpessoal e social; Problemas do foro emocional; ...)

Avaliação e diagnóstico de dificuldades específicas de aprendizagem (Dificuldades de aprendizagem; Dislexia/Disortografia/ Disgrafia/Discalculia; Insucesso/Desmotivação escolar; ...)

Avaliação e intervenção em perturbações da linguagem e da fala.

Elaboração de um Plano de acompanhamento individual adequado às necessidades e problemática de cada criança/jovem e familias.

Desenvolvimento de Programas de Promoção de Competências:

- Programa de Promoção de Competências Cognitivas;

- Programa de Promoção de Competências Pessoais e Sociais;

- Programa Psicopedagógico de Linguagem Criativa;

- Programa de Promoção de Métodos e Técnicas de Estudo;

- Programa de Orientação Vocacional.

Programa Educação Parental:

- Promover e complementar as competências e capacidades educativas das figuras parentais;

- Estabelecer uma proximidade com as famílias com o intuito de conhecer as dinâmicas particulares de cada uma e de reforçar, adequar as competências dos pais na resolução de conflitos e na sua relação com os filhos, bem como identificar necessidades específicas e seu encaminhamento para as instituições parceiras.

Trabalho com as escolas:

- Desenvolvimento de Programa de Promoção de Competências;

- Estabelecimento de contacto com as escolas no sentido de um acompanhamento do processo de aprendizagem das crianças e jovens;

- Acções de sensibilização, aconselhamento, orientação e formação dos diferentes intervenientes no processo educativo das crianças e jovens.

Parceria com Instituições de Ensino Superior:

Acolhimento de alunos estagiários do Curso de Psicologia.

Colónias de Férias:

Realização de Campos de Férias residenciais e não-residenciais.

Trabalho de proximidade com a comunidade:

Participação em Projectos comunitários promovidos pela Junta de Freguesia de Carnide e Câmara Municipal de Lisboa e parceiros.