Projeto educativo

A Creche Crescer a Cores foi idealizada no sentido de por em prática os princípios básicos de intervenção da Crescer a Cores - Associação de Solidariedade Social.

Metodologia

Todo o trabalho da Creche Crescer a Cores assenta numa metodologia de intervenção sistémica e comunitária (identificação das necessidades, objetivos de desempenho, elaboração de planos de formação, monitorização e avaliação de todo o processo) centrada nas crianças, famílias e comunidade, no âmbito de um conceito lato de educação que pressupõe os diversos níveis das relações sociais, através de uma participação ativa e de proximidade entre todos os intervenientes (colaboradores, estagiários e voluntários, clientes e parcerias).

Gestão e organização

A gestão e organização da Creche Crescer a Cores são desenvolvidas por uma equipa multidisciplinar das áreas da Educação, da Psicologia, Social e da Saúde, no sentido de intervir em áreas específicas do desenvolvimento da criança, no trabalho com as famílias e rede de parcerias. Assim sendo, a gestão e organização da instituição para a elaboração do seu plano de atividade e ações, visa o desempenho de resultados de excelência alcançados através da condução do planeamento e estratégias, das pessoas (clientes e colaboradores, estagiários e voluntários), dos recursos, parcerias e dos processos.

Plano anual de atividades

A creche é responsável por pensar, organizar e concretizar atividades adequadas às diferentes faixas etárias das crianças visando o seu crescimento e desenvolvimento. Deste modo, para que todas as experiências que propomos às crianças sejam significativas, devem estar bem definidos os objetivos pedagógicos e as finalidades. Pretende-se então que, entre outras, sejam desenvolvidas atividades como:

• Brincadeira livre e orientada – incentivar as relações sociais, a partilha de brinquedos, a autonomia e liberdade de escolha dos materiais e espaços a utilizar;

• Música – estimular a linguagem, a memorização, a noção de ritmo, associada a movimentos corporais, a disciplina assim como o gosto pela música;

• Fantoches – apelar à imaginação e criatividade, à concentração e à visualização;

• Histórias – descobrir novos imaginários, a diferença entre o real e o fictício, estimular a linguagem verbal e não-verbal e a imaginação;

• Jogos com e sem bolas – compreender regras e por em prática, incentivar à socialização;

• Lengalengas – explorar sons e ritmos, expressar através da linguagem oral, gestual e corporal;

• Modelagem – Controlar movimentos, desenvolver a motricidade fina e a criatividade;

• Pintura (com as mãos, dedos ou pés) – explorar diferentes materiais, cores, formas e texturas, controlar movimentos, desenvolver a motricidade fina e o gosto estético;

• Rasgagem e colagem – controlar movimentos, desenvolver a motricidade fina e o gosto estético e incentivar à autonomia;

• Contacto lúdico com alimentos – identificar os alimentos assim como os seus sabores;

• Celebração das diversas estações do ano assim como das datas comemorativas;

• Atividades com as famílias;

• Programas de desenvolvimento infantil e acompanhamento familiar na área da Psicologia e Psicopedagogia.

Consulte todo o plano de atividade da creche para 2015-2016